domingo, 4 de março de 2007

Akashicos

Hinduísmo: Registros Akashicos, Karma e Reencarnação

Para cada ação, uma reação.

O que há por trás do princípio hinduísta do Karma.
por Paula C.

Quando se fala em ação e reação, está-se fazendo referência direta a um dos mais famosos princípios da religião hinduísta: o princípio do karma. O que ele, em verdade, significa?

Somos energia. Nosso mundo é energia. O universo inteiro é energia. Nós e tudo o que nos envolve formamos unidade. Reagimos com o todo e o todo conosco. Essa relação energética entre os elementos da unidade efetivamente ocorre, e além de ocorrer, fica registrada para a posteridade.

A ação de tudo o que fazemos e o que pensamos reflete-se no universo. Uma ação que nos desequilibre, que interfira em nossa energia, vai se refletir no universo. O universo vibra de acordo com as ações dos seres viventes dele, contrabalanceando suas ações, sendo a reação das ações.

Exemplo: caso sintamos ódio de algo ou de alguém, e esse ódio nos faça vibrar mais, ficar mais desequilibrados, esse ódio nos afastará de Krishna. O universo registra essa vibração e age de forma a anulá-lo. Ele pode enviar sinais para os outros seres viventes / não viventes contrabalancearem isso. Receberemos então uma reação pela nossa ação.

E não pára por aí. Além de receber de volta uma reação, nosso karma aumenta (registro de ações que afastam de Krishna). Esse karma fica registrado nos registros akashicos do universo. Para anular esse karma, é necessário que façamos ações que vibrem no sentido contrário, que anulem a ação geradora de karma.

O karma pode ser anulado durante uma existência, ou serem necessárias várias existências para que ele deixe de existir. E durante o ciclo de existências, o karma pode mesmo aumentar. Nesse caso, o ser entra em um círculo sem fim de encarnações, cada encarnação tentando anular o karma da encarnação anterior sem sucesso.

Como deixar de ter Karma

A ação que resulta em diminuição do karma chama-se dharma. O dharma nos aproxima de Krishna. Fazendo uma ação que nos faça vibrar menos, e por conseqüência nos equilibre mais, nos deixará mais próximo de Krishna e mais longe do ciclo de encarnações.

O objetivo de quem almeja chegar a Krishna é parar de reencarnar e se unir a Ele. Para isso, não há outra forma senão ter um karma anulado.

Um karma anulado implica em, além de não possuir acumuladas ações que afastem de Krishna, também implica em não vibrar, ou seja, em não produzir interação emocional com o mundo material. Um ser apto a voltar para Krishna não se ilude pelo véu do mundo material, pelos seus anseios, ganhos e perdas. Os sentidos mundanos já não norteiam sua vida.

O véu do mundo material

O aquilo o que vemos, sentimos, ouvimos, cheiramos e degustamos é material, é energia interpretada pelos nossos limitados sentidos. Um ser inebriado pelo mundo material não consegue enxergar adiante. Ele se afoga nos prazeres e desprazeres materiais. Aquele que busca a verdade suprema, que busca dentro de si o equilíbrio e se aproxima dele é que consegue chegar a Krishna.

Nenhum comentário: