quarta-feira, 20 de março de 2013

CONVITE: Documentário Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água


CONVITE DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Exibição de documentário:

Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água

Escola Municipal de Astrofísica

22 de março de 2013, às 14h

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água o DEA/UMAPAZ estará exibindo o aclamado documentário Ouro Azul: A Guerra Mundial pela Água, realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films.

 

Em todas as partes do mundo a água está sendo esgotada e/ou poluída. A região metropolitana de São Paulo, apesar de importar água de outras bacias hidrográficas, está próxima de um estresse hídrico. O desenvolvimento da agricultura extensiva, da construção civil e da indústria aumenta a procura da água potável. Seu uso descontrolado eleva o nível dos conflitos por recursos naturais, gerando a desertificação da Terra.

O documentário é baseado no livro homônimo e ilustra os riscos acarretados pela falta de água potável do planeta e suas aplicações. Ouro Azul aponta a manipulação e corrupção por parte dos governos, administrações locais e das corporações multinacionais como responsáveis pela crise da água. Serão apresentados, no documentário, modelos de privatização do fornecimento de água em países pobres, esquemas de dessalinização e exportação de grandes quantidades de água, o controle militar da água, os novos mapas geopolíticos e outros elementos de um cenário de guerra pela água no mundo.

Inspirado no livro Ouro Azul, de Maude Barlow e Tony Clarke, o filme venceu 6 prêmios em festivais internacionais em 2009, tendo sido premiado como o melhor documentário no Vancouver International Film Festival, melhor documentário ecológico no Newport Beach Film Festival, melhor documentário no European Independent Film Festival e no Beloit International Film Festival e melhor documentário de ambiente no Tri-Media Film Festival e no Docufest Atlanta.

 

Serviço: Documentário Ouro Azul – A Guerra Mundial pela Água

Dia e horário: 22 de março de 2013, às 14h

Público focalizado: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)

Coordenação: Valério Igor

Inscrições: Não é necessário inscrição. Basta chegar com 15 minutos de antecedência no local

 




Nenhum comentário: