sábado, 21 de julho de 2012

Kanaloa - O Deus do Oceano

Kanaloa_Cida Medeiros_Kahunas_Huna
Kanaloa

Na mitologia do Antigo Havaí, Kanaloa era o deus do oceano, o deus da cura e o companheiro constante de Kane, o deus da criação.

Eles viajavam juntos, compartilhavam a sagrada awa, golpeavam o solo com seus bastões e as fontes de água fresca jorravam com abundância.

As raras imagens de Kanaloa destacavam os olhos redondos, diferentes de quaisquer outras representações dos deuses.

De acordo com uma tradição de Kauai, se você olhar dentro do olho de Kanaloa verá o desenho acima.

Na Língua Havaiana “kanaloa” é também usada como uma palavra que significa “uma concha marinha; a fase inicial de determinado peixe; um nome alternativo para Kaho’olawe Island; seguro, firme, imóvel, estabelecido, inconquistável.

A tradução do radical da palavra ka-na-loa, significa “a verdadeira paz ou o grande silêncio”. 

A palavra também tem a conotação de confiança plena. 

Na tradição esotérica da Huna Kupua, Kanaloa representa o Eu Essência,ou o centro do universo interior de cada um.

O Modelo

Como um todo, o modelo representa a Teia-Aka, ou a Teia da Vida, a conexão simbólica de todas as coisas entre si. Neste aspecto, a estrela no centro é a aranha/xamã, ou o indivíduo que está ciente de ser o tecelão da própria vida, um tecelão de sonhos.

Sob outro aspecto, as oito linhas representam “Mana” ou poder espiritual, porque um outro significado de “mana” é ”linhas divisórias” e, o número oito na tradição havaiana é símbolo de grande poder.

Os quatro círculos representam “Aloha” ou amor, porque a “lei” (colar, grinalda ou adorno na cabeça com flores e folhas) é um símbolo do amor; é circular e é usada figurativamente no Havaí significando um círculo (como em Hanalei – Baía circular).

A palavra “ha” é uma parte da palavra “aloha” e também significa “vida” e o numero quatro. Juntos, os círculos e linhas representam a harmonia do Amor e do Poder, como um ideal a ser desenvolvido.

A estrela padrão é formada por um ponto no centro, representando o Aumakua ou Eu Superior; um circulo representando Lono ou o Eu Mental; as sete pontas da estrela representam os sete Princípios da Huna, e o círculo em volta da estrela representa Ku, o Eu Físico ou Subconsciente. Uma ponta da estrela está sempre para baixo, alinhada com a linha reta da Teia, representando a conexão do interior com o exterior.

A Energia

O símbolo do Olho de Kanaloa gera uma energia sutil, conhecida como “Ki” em Havaiano. Essa energia pode ser usada para curar, para estimular aptidões físicas e mentais e para muitas outras finalidades. A maioria das pessoas pode sentir a energia, a qual pode ser semelhante a um formigamento, uma corrente, uma pressão ou um frescor, ao manter a mão, os dedos, a face ou a testa perto do símbolo. Por si mesmo o símbolo ajudará a harmonizar as energias físicas, emocionais e mentais de um ambiente ou de qualquer outro local. A energia pode ser obtida de forma mais direta pelo olhar meditativo ou mantendo o símbolo bem perto de algo que necessite harmonização. O símbolo também pode amplificar e harmonizar outras fontes de energia, se for colocado atrás ou na frente da fonte.
Serge K. King

Nenhum comentário: