sexta-feira, 1 de setembro de 2006

Igreja Messiânica



A Igreja Messiânica Mundial do Brasil, faz parte do Movimento Messiânico.


De abrangência mundial, possui diversas organizações que divulgam a filosofia do seu fundador.


Esta filosofia defende o princípio de que toda e qualquer desarmonia existente no universo,


na sociedade, e, portanto, na vida do ser humano, se dá em função do afastamento


deste das Leis Naturais. Estas são as Leis que comandam e disciplinam naturalmente


o Universo e são oriundas da vontade de Deus que, consequentemente,


são traduzidas como a verdade. A filosofia de Mokiti Okada propõe como práticas básicas o


Johrei, a Agricultura Natural e o Belo. O conjunto de ações contidas nestas práticas,


gradativamente, geram uma nova consciência sobre a verdadeira missão de cada indivíduo,


nos aspectos sociais, familiares, profissionais, etc


Origem da Igreja Messiânica Mundial


A Igreja Messiânica Mundial é uma Igreja fundada no Japão, em 1° de janeiro do 1935,

por Meishu-Sama, e introduzida oficialmente no Brasil no ano de 1955.

Entretanto, ela não pode ser vista como urna simples religião, mas assim

como urna ultra-religião, devido às várias atividades que desenvolve,

não só no campo religioso, mas também no campo artístico, científico e social.


Qual é o seu objetivo?


Seu objetivo é a construcão do Paraíso Terrestre, criando uma civilização

religiosa que se desenvolva na mesma proporção que o progresso material.


Que vem a ser o Paraíso Terrestre para a Igreja Messiânica Mundial?


A expressão: "Paraíso Terrestre" significa o Mundo Ideal ou Mundo dos Felizes,

onde a trilogia: Verdade-Bem-Belo atua de maneira a erradicar a doença,

a pobreza e o conflito. Estabelecido o Paraíso no mundo, a humanidade será feliz.


Quem é Meishu-Sama?


É ao mesmo tempo um ser humano e um ser divino. Meishu-Sama, cujo significado é

Senhor da Luz, é o nome que recebeu Mokiti Okada a partir de fevereiro de 1950,

após receber de Deus, no alto do Monte Nokoguiri. a revelação da grande mudança

que se processaria da antiga Era da Noite para a nova Era do Dia, ou Era da Luz.

Com base na revelação divina através da qual Lhe foi dado conhecer o Johrei

e em sua própria experiência religiosa, Meishu-Sama apresentou-nos a visão

que adquiriu sobre Deus, o homem e o mundo. A partir de então,

Ele passa a nos indicar o verdadeiro Caminho através de amplos Ensinamentos

que abrangem a arte, a agricultura, a educação, a economia e os demais setores

da vida humana. Por meio do Johrei e com base nesses Ensinamentos,

os fiéis da lgreja Messiânica Mundial despertam para a existência de Deus

e seu Plano para o estabelecimento do Paraíso sobre a Terra.


O que é a Igreja Messiânica Mundial


"A lgreja Messiânica Mundial tem por finalidade construir o Paraíso Terrestre,

criando c difundindo urna civilização religiosa que se desenvolva lado a lado com o progresso material.

Não há dúvida de que "Paraíso Terrestre" é uma expressão que se refere ao mundo ideal, onde não existe doença, pobreza nem conflito. O Mundo de Miroku, anunciado por Buda, a chegada do "Reino dos Céus", profetizada por Cristo, a "Agricultura Justa", proclamada por Nitiren, e o "Pavilhão da Doçura", idealizado pela lgreja Tenrikyo, têm o mesmo significado. A diferença ~ que não se fez indicação de tempo- Mas EU cheguei à conclusão de que o momento se aproxima. E o que significa isto? é a hora da -Destruição da Lei", prevista por Buda, e do "Fim do Mundo" ou "Juízo Final", profetizado por Cristo.

Seria uma felicidade se o Paraíso Terrestre pudesse ser estabelecido sem que isso afetasse o homem. Antes, porém, é indispensável destruir o velho Mundo a que pertencemos. Para a construção do novo edifício. faz-se necessário a demolição do prédio velho e a limpeza do terreno. Deus poupará o que for aproveitável - e a seleção será feita por Ele. Eis a razão pela qual é importante que o homem se torne útil para o mundo vindouro.

Ultrapassar a grande fase de transição significa ser aprovado no exame divino, e a Fé é o único caminho para obtermos aprovação. As qualificações para ultrapassar essa fase são as seguintes:


a) tornar-se um homem verdadeiramente sadio, não apenas na aparência;
b) um homem que se libertou da pobreza;
c) um homem de paz. que odeia o conflito.

Deus resguardará aqueles que tiverem essas três grandes qualificações e deles se utilizará como entes preciosos. no mundo que vai surgir. Certamente não há discordância entre os desígnios de Deus e os ideais do ser humano. Portanto. haverá um caminho que permita estabelecer as condições requeridas. Mas como poderemos obtê-las?

Nossa Igreja tem por objetivo orientar as pessoas e transmitir-Ihes a Graça Divina, possibilitando-Ihes criar tais condições."


Meishu-Sama, 25 de janeiro de 1949

A Doutrina da Igreja Messiânica Mundial


Nós, messiânicos, cremos em Deus, Criador do Universo. Cremos que, desde o início da Criação, Deus objetivou-se estabelecer o Céu na Terra e tem atuado continuamente para a concretização desse objetivo. Com tal propósito, fez do ser humano o Seu instrumento para servir ao bem-estar da humanidade, condicionando a ele todas as demais criaturas e coisas. Cremos, portanto, que a história humana do passado constitui estágios preparatórios, degraus para se alcançar o Céu na Terra. Para cada época, Deus envia o Seu mensageiro e as religiões necessárias, cada qual com sua missão.

Cremos que, no presente, quando o mundo vagueia em tão caótica situação, Deus enviou o Mestre Meishu-Sama, fundador da lgreja Messiânica Mundial, com a suprema missão de realizar o Seu sagrado objetivo do salvar toda a humanidade, visando à concretização do Mundo Ideal, de eterna paz, perfeitamente consubstanciado na Verdade-Bem-Belo, empenhamo-nos em fazer sempre o melhor, erradicando a doença, a pobreza e o conflito, as três grandes desgraças que assolam este mundo."

Meishu-Sama, 11 de março de 1950


O que é a Verdadeira Salvação

"Hoje em dia, a crítica mais freqüente em relação à nossa lgreja é que, tratando-se do uma entidade religiosa, não deveria empenhar-se na cura do doenças. Entretanto, se pensarmos bem, concluiremos que não há nada tão sem sentido como essa observação. Ela provém do pensamento limitado dos críticos, segundo os quais a religião deve ocupar-se apenas do espírito, não lhe cabendo a salvação da matéria. Para eles, a cura de doenças é uma questão material, e por isso acham que ela não compete à Religião. Excluem das atribuições religiosas a salvação material, limitando a essência da Religião, à parte espiritual. Logicamente, de acordo com o seu conceito, a salvação espiritual, em síntese, consiste na renúncia. Não tendo o Poder da Salvação para eliminar materialmente o sofrimento e não encontrando outro recurso, as religiões, pelo menos, tentam diminui-lo espiritualmente, através da renúncia. Essa é a maneira como muitas pessoas têm encarado a Religião, até agora.

Não obstante, se a Religião excluir a matéria e preocupar-se unicamente com a salvação do espírito, ela não estará promovendo a verdadeira salvação, pois a crença na possibilidade da solução dos problemas materiais é que nos permitem obter a verdadeira tranquilidade espiritual. Quando sentimos fome, por exemplo, só podemos ficar tranqüilos se tivermos certeza de que alguma pessoa nos trará comida; se soubermos que ninguém o fará, é natural que fiquemos desesperados, temendo morrer de inanição. O mesmo acontece em relação a doenças, dificuldades financeiras e outros problemas. Só pelo reconhecimento de que tudo será solucionado através da Fé, teremos tranqüilidade absoluta. Dessa forma, a salvação das duas partes - a material e a espiritual - é que nos fará sentir-nos salvos, alcançando o estado de verdadeira paz e segurança. A base da salvação material e espiritual - aquela que é a mais perfeita - consiste, portanto, unicamente, em eliminar a doença, tornando as pessoas sadias.

Por maior que seja a nossa fortuna ou a quantidade e variedade dos mais saborosos alimentos, provenientes do mar e da terra, em nossas refeições, por maiores honrarias e por mais elevada posição social que tenhamos, isso de nada adiantará, se estivermos sofrendo com doenças. A primeira condição para a salvação da humanidade é, antes de mais nada, alcançar a saúde. Por esse motivo o, a meta de nossa religião é formar indivíduos e sociedades saudáveis.

Meishu-Sama, 24 de dezembro de 1949


Características da Salvação pela Igreja Messiânica Mundial


"A missão da nossa lgreja é tirar as pessoas das torturas do Inferno e conduzi-las ao Céu, transformando a sociedade num paraíso.

Para que o homem seja conduzido ao Céu, é necessário que ele próprio se eleve, tornando-se um ente celestial, a fim de que, por sua vez, possa salvar o seu semelhante. Isso significa pendurar a escada do Céu até o Inferno e estender as mãos para puxar o homem, degrau por degrau. É nesse ponto que nossa religião difere das demais, sendo antes o seu oposto.

Todos sabem que os antigos religiosos contentavam-se com o mínimo necessário à sua subsistência. Eles se entregavam a penitências e procuravam salvar o próximo colocando-se numa situação miserável. Isso significa que estavam usando a escada em sentido contrário. O salvador empurrava os necessitados de baixo para cima, ao invés de puxá-los lá do alto; é fácil calcular o duplo esforço exigido. Mas não havia alternativa, visto que, nessa época, ainda não existia a noção do plano do Paraíso.

Naturalmente não havia chegado o tempo, pois a noite cobria o Mundo Espiritual. Entretanto, a partir de 1931, o Mundo Espiritual vem gradualmente se transformando em dia, facilitando a construção do Paraíso na Terra.

Sendo Deus o construtor, a obra progride à mercê do tempo, bastando ao homem agir de acordo com a Vontade Divina. Deus traçou o plano, fiscalizando e utilizando livremente um número considerável de criaturas.

A idéia exata que se pode ter da minha função, é a de mestre-de-obras local. Os nossos fiéis sabem perfeitamente que estou construindo o protótipo do Paraíso Terrestre, como parte dessa função. Aparecem-me, então, vendedores que me oferecem terrenos em momentos e locais inesperados. Assim que percebo a Vontade Divina de adquirir determinado terreno, surge a quantia requerida, sem que eu empregue o mínimo esforço. Logo a seguir consigo, infalivelmente e à vontade, não só os mais adequados projetistas, engenheiros e construtores, como também o material. Até mesmo uma árvore aparece oportunamente, já existindo lugar apropriado para ela. Às vezes eu me sinto perplexo ao receber árvores às dezenas, de uma só vez. Planto-as estudando o espaço, interpretando a Vontade Divina, e verifico que elas se encaixam maravilhosamente no jardim, sem falhas nem excesso. Sempre que isso acontece, não posso deixar de sentir, claramente, a Vontade de Deus em tudo. Se desejo colocar uma pedra ou uma planta em determinado lugar, recebo-a dentro de um ou dois dias, no máximo. O que vem a ser todas essas ocorrências, senão um milagre ? Caso eu começasse a enumerá-los, não acabaria mais. E o que estou dizendo não passa de uma pequena parte do que pretendo expor com o tempo.

Escrevi este capítulo com o objetivo de ajudar os leitores a compreenderem que o homem nada empreende, que ele apenas age sob a Orientação Divina. Pelos fatos relatados, fica bem claro que Deus pretende formar o protótipo do Paraíso como inicio do advento do Paraíso Terrestre. Mas isso não é o bastante. Compete a cada homem tornar-se um ente Celestial, e é chegado esse momento. Naturalmente, seu lar será paradisíaco e todos os componentes da família virão a ter uma vida celestial. Somente assim poderão ser salvas as pessoas que sofrem no "inferno".

Daí a razão por que aconselho os fiéis a criarem uma vida sem sofrimentos. que é a Vontade do Altíssimo.

Enquanto o homem não conseguir eliminar as três desgraças – doença, miséria e conflito – não poderá ser salvo. Isso era impossível na era das Trevas, mas hoje é possível. Terminou a época de sofrimento a que se referiu Sakyamuni. Se os leitores compreenderem o sentido desta verdade, sentir-se-ão dominados por uma alegria infinita, ainda desconhecida na experiência da humanidade."



Meishu-Sama, 5 de outubro de 1949



Igreja Abrangente


"Poderão compreender melhor a nossa lgreja, se a compararmos com uma loja de departamentos. A comparação talvez não seja muito apropriada, mas considero-a a mais adequada e de mais fácil compreensão. Eis os motivos:
Sempre tenho afirmado que a lgreja Messiânica Mundial abrange o cristianismo, o xintoísmo, o budismo, o confucionismo, a Filosofia, a Ciência, a Arte, enfim, todas as expressões da cultura. Entre elas, dedicamos especial atenção aos problemas concernentes à doença, à saúde e à agricultura, no campo da ciência, e também às artes.

Logicamente, como o seu nome está mostrando, a nossa Igreja tem por objetivo empreender a grandiosa obra de Salvação do Mundo. É natural, portanto, que apontemos as falhas existentes em todos os setores relacionados com a vida do homem, dispensando a este a mais elevada orientação.

Não obstante o maravilhoso progresso da cultura contemporânea, as falhas apresentadas por ela são tão numerosas, que causam espanto. As falhas superficiais não são muito graves, porque a própria sociedade as percebe e pode corrigi-las; as faltas interiores, no entanto, por não serem divisadas a olho nu, só podem ser corrigidas por um meio: desvelando-as através da Luz de Deus. Por essa razão, estamos dissecando todos os setores da cultura atual, a fim de que, trazendo à tona a verdadeira natureza de cada um deles, possamos planejar a concretização de um mundo melhor. Somente dessa forma poderemos alimentar esperanças quanto ao advento da Era da Civilização Celestial.

Eis, em breves palavras, o sentido da expressão "Igreja Abrangente"."

Meishu-Sama, 28 de março de 1951



Meishu-Sama


Meishu-Sama nasceu a 23 de dezembro de 1882
e faleceu a 10 de fevereiro de 1955,
com 72 anos, e seu nome era Mokiti Okada,
mas o chamamos de Meishu-Sama (Senhor da Luz).


Tempo e Lugar do Nascimento de Meishu-Sama

Meishu-Sama nasceu no dia 23/12/1882, no dia seguinte ao solstício de inverno, no hemisfério norte, quando os dias tornam-se mais longos que a noite. No Japão, dizemos que após esta data os dias começam a "ficar mais longos, correspondendo a uma malha de esteira por dia".

O fato de Ter sido esta a data do seu nascimento, dia em que o mundo começa a mudar da fase negativa para a positiva, pode-se citar como de bom augúrio. Ele nasceu para trazer Luz ao mundo.

Foi em 1928, com 46 anos de idade, que Ele percebeu sua missão espiritual e, encerrando as atividades comerciais, iniciou nova vida. Eu diria que sua missão não foi determinada nesse momento, mas antes, antes mesmo do seu nascimento.
Ele viu a luz do dia, próximo a um Templo de Kannon, em Hashiba, Assakussa, situado na parte nordeste de Tóquio.

A mãe de Meishu-Sama não teve leite suficiente para amamentá-Lo e pediu à esposa do sacerdote do templo Budista de Renso-ji que a auxiliasse, para alimentá-lo.
Após a Segunda Guerra mundial, visitei Hashiba e suas vizinhanças, juntamente com Meishu-Sama. O templo Renso-ji, apesar de danificado, estava de pé, mas do seu antigo lar não havia vestígios, embora algumas pequenas casas permanecessem, como há alguns anos atrás.


A Família de Meishu-Sama


Lembro-me frequentemente de Meishu-Sama dizendo: "O espírito de meu bisavô me guia". Realmente, sua fisionomia e caráter eram notavelmente parecidos com os de seu bisavô.

Uma loja de penhores, sob o nome de Musahi-ya, tinha sido trabalho da família de Meishu-Sama, de geração a geração, até o tempo de seu bisavô, o negócio tinha sido muito próspero.

Apesar de seu bisavô Ter sido uma pessoa notável, em vários sentidos e aspectos, a fortuna da família tinha iminuído bastante e, quando Meishu-Sama nasceu, seus pais atravessavam uma fase financeira difícil, sendo até necessário armar barracas noturnas para negociar objetos de segunda mão.

Sua mãe, sendo uma dona-de-casa de poucos recursos, empenhava-se em ser extremamente econômica e zelava para que nada fosse desperdiçado. Com grande senso de responsabilidade, atenta a tudo que possuía, foi exemplo na conduta do lar.
Nascido e criado por tal mãe e por pai honesto e meticuloso em suas atitudes, Meishu-Sama era o reflexo dessas qualidades práticas e somava, a tudo isso, suas virtudes e idéias expansivas, inerentes à sua pessoa.

Seus objetos eram guardados em gavetas específicas de sua escrivaninha, de modo que mesmo no escuro Ele podia achar facilmente qualquer coisa que desejasse.

Era tão econômico, que não desperdiçava nem uma folha de papel para escrever. Por outro lado, não regateava ao pagar somas bem altas em dinheiro, para a aquisição de obras de arte. Valorizava a obtenção de tão lindos trabalhos artísticos.

Aparentemente, não foi preparado em qualificações especiais, mas absorveu no lar, durante a sua infância, muitos hábitos bons, alicerçando uma base de grande valor para sua vida futura.


Indicações de Qualidades Espirituais Precoces



Contrastando com uma constituição física frágil e delicada, Meishu-Sama possuía um espírito forte. Desde a infância manifestou uma sobrenatural espiritualidade.
Meishu-Sama possuía características pessoais especiais: tinha as orelhas bem modeladas e, no Japão, acreditava-se que, quem tivesse os lóbulos das orelhas grandes e cheios, nascia sob boa estrela.

Certo senhor, possuidor de considerável fortuna em negócios de moinho e desejando preservá-la aos seus descendentes, pediu a Meishu-Sama que ficasse noivo de sua filha e se tornasse seu filho adotivo. A sua resposta foi categórica: "Eu nunca mudarei o meu sobrenome e estou determinado, sozinho, a ter meu próprio lar e construir algo valioso". Ele rejeitou, de forma irredutível, as ofertas desse senhor, causando grande desapontamento aos seus parentes. O fato de tal recusa demonstrou seu espírito forte e determinação de elevados planos para sua vida futura.

Com o passar do tempo, apesar da fragilidade orgânica, com a saúde sempre precária, conseguiu, sozinho, obter verdadeiramente um equilíbrio surpreendente.
Num aprimoramento constante, leu muito, estudou vários temas, aprofundou-se em estudos filosóficos, assistiu conferências etc.

Deplorava a situação infeliz para a qual a sociedade estava se encaminhando e, mensalmente, contribuía, de maneira considerável, para o Exército da Salvação, em apoio às atividades filantrópicas do povo do Japão. " Por que o senhor dá mensalmente uma contribuição tão substancial ao Exército da Salvação, se o senhor não é cristão ?" "Vocês fazem boas coisas pela humanidade", replicou Meishu-Sama.

Demonstrava assim, com exemplos, sua constante preocupação e seu amor ao próximo.

Empenhava-se constantemente em melhorar a sorte dos outros. Por exemplo: quando estava se preparando para devotar exclusivamente sua vida a atividades espirituais, generosamente dividiu, entre seus empregados, seu próprio negócio, fruto de anos de árduo trabalho.
Desde sua infância, pressentia-se que Meishu-Sama tornar-se-ia um grande Líder Espiritual.



Lado mais Tranqüilo

Quando Meishu-Sama terminava o seu dia de trabalho, frequentemente solicitava a minha presença na loja, para acompanhá-Lo ao Teigueki (teatro imperial), ou a cinema, no Guinza ou Assakussa. Gostava muito de cinema e sempre organizava as atividades para que tivesse algum tempo disponível para ver novos filmes.

Não era comum, naquela época, marido e mulher saírem juntos; assim, nós chamávamos a atenção, fazendo com que eu me sentisse um pouco tímida.

Meishu-Sama não se importava com isso, pois sempre tinha seu pensamento mais evoluído que a maioria das pessoas.

Nós víamos muitos filmes ocidentais. Eu sempre me esquecia do que via, mas Meishu-Sama lembrava-se de todas as particularidades, não somente dos enredos, mas também dos atores, atrizes e diretores. Durante a sessão, Ele às vezes cochilava mas, apesar disso, podia contar tudo sobre os filmes. Alguma parte de sua mente devia ficar desperta, enquanto dormia. Quando os filmes eram interessantes, Ele os assistia atentamente, observando os vestuários de perto e anotando cuidadosamente qualquer coisa que lhe desse idéia para o seu negócio.
Além de assistir e gostar de filmes americanos e europeus, Ele também gostava de ver shows japoneses, puramente cômicos, como havia em Assakussa.

Frequentemente O vi, rindo de cenas engraçadas, com lágrimas escorrendo pela face.
Ele tinha interesse por tudo e apreciava muitos tipos de divertimentos, mas não via constantemente peças de teatro Kabuki. Uma das razões era que requeria mais tempo para vê-las e os grandes atores não mais participavam delas.


Frequentemente ia ao teatro em Tsukigi e gostava do trabalho de Sadao Maruyama. Ouvia com frequência música ocidental dos grandes clássicos, mas não apreciava as de fundo triste, nostálgico e pesado. Deliciava-se em ouvir o "Messias" (Haendel); "Carmen" (Bizet), "Aída" (Verdi), "Guilherme Tell" (Rossini). Apreciava também célebres valsas e uma variedade de marchas e composições dos grandes compositores. Fiquei surpresa da primeira vez em que O vi com um sobrinho, marcando alegremente com as mãos e os pés, o ritmo das músicas.

Quando havia programação de concertos, ou quando as Companhias de Ópera ou grupos de ballet faziam temporada no Japão, ele era um dos primeiros a comprar os ingressos. Não apreciava somente a música e os espetáculos artísticos, mas também a atmosfera geral que sentia num teatro.




Por Nidai Sama



Fonte: http://www.guiamistico.com.br/htm/religioeseseitas/religioes_messianicos.html


Igreja Messiânica Mundial do Brasil: http://www.messianicailha.org.br/



A Igreja Messiânica Mundial do Brasil, faz parte do Movimento Messiânico. De abrangência mundial, possui diversas organizações que divulgam a filosofia do seu fundador. Esta filosofia defende o princípio de que toda e qualquer desarmonia existente no universo, na sociedade, e, portanto, na vida do ser humano, se dá em função do afastamento deste das Leis Naturais. Estas são as Leis que comandam e disciplinam naturalmente o Universo e são oriundas da vontade de Deus que, consequentemente, são traduzidas como a verdade. A filosofia de Mokiti Okada propõe como práticas básicas o Johrei, a Agricultura Natural e o Belo. O conjunto de ações contidas nestas práticas, gradativamente, geram uma nova consciência sobre a verdadeira missão de cada indivíduo, nos aspectos sociais, familiares, profissionais, etc.

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