domingo, 3 de abril de 2016

O poder do pobre


O poder do "pobre"

Semana passada conversei com uma grande amiga onde ela me contava que fez um grande ato negativo e ficou muito arrependida do que fez, tanto porque essa ação negativa a jogou mais longe do que ela queria como também por medo de levar um grande julgamento do universo devido as leis de causa e efeito. Ela me contou então que na manhã seguinte quando ela ia correr na praia avistou um mendigo batendo nas portas das casas da rua dela pedindo alguma coisa. Então ela logo lembrou de um ensinamento do Zohar que diz que antes que um julgamento negativo chegue até nós O Criador envia um pobre até a gente e se a gente ajudar esse pobre então aquele julgamento será eliminado e retirado de nossas vidas! Então ela com uma grande alegria em seu coração adiou sua corrida por uns minutos e foi perguntar ao homem o que ele estava precisando e ele disse que queria comer. Então ela preparou um suculento sanduíche, com tudo que ela tinha em casa e deu para o homem. E na hora o homem agradeceu muito a ela, mas ela sabia que a maior beneficiada era ela mesmo!! Ou seja, na verdade foi o pobre que a ajudou!!!

Para a gente entender melhor como funciona esse “segredo do pobre” vou compartilhar uns ensinamentos do Michael Berg no Zohar – porção Vayerá – Capitulo 12:

“Antes de alguma coisa negativa acontecer, O Criador sempre nos envia um ‘presente’. Este ‘presente’ é uma oportunidade para realizarmos um ato positivo para que possamos nos proteger de qualquer sentença negativa ditada contra nós. “
Impressionante essa visão do Kabbalista a respeito dos pobres não é?! Na verdade, a palavra “pobre” não significa somente um mendigo ou uma pessoa necessitada, mas também qualquer pessoa a qual possamos compartilhar! Aprendi que todas as oportunidades de compartilhar – seja com um mendigo, um amigo, um inimigo ou até um rico – são “presentes” que O Criador nos manda para que AO COMPARTILHARMOS possamos nos livrar dos decretos negativos (dor, caos e sofrimento) que foram criados pelas nossas próprias ações negativas!

Fico me questionando: como posso adiar e até mesmo recusar as oportunidades de compartilhar se essas oportunidades são meus “bilhetes” para sair de todo caos que vivo atualmente? E ironizo comigo mesmo: Mas se um Anjo viesse aqui na minha frente e falasse: “Shimon, faça tal ação de compartilhar e então eu removerei tal dor da sua vida”, eu iria correndo fazer! Eu falo tanto do poder do Zohar, dos ensinamentos que tem lá que pode ser que eu passe uma imagem de “seguidor assíduo dos ensinamentos do Zohar e da Kabbalah!”. Nem de longe sou assim. Mas graças a Deus ter O Zohar é uma coisa fantástica! Pois ao mesmo tempo que um trecho do Zohar fala sobre um ensinamento, ao escanearmos esses mesmos parágrafos uma forte Luz do Criador entra em nosso DNA espiritual e nos transforma, e então finalmente poderemos ser capazes de ser uma nova e melhor pessoa! Como exemplo, Michael Berg ensina sobre o poder dos parágrafos 166 a 176 da Porção do Zohar chamada Vayerá:
“Ao meditar nesses parágrafos somos fortalecidos com a força para vencer nossa tendência natural de nos absorvermos em nossos problemas. Criamos a consciência e o conhecimento para reconhecer as oportunidades de compartilhar. Em troca, nossas ações positivas de compartilhar nos darão a capacidade para superar ou evitar situações difíceis na vida.”
É isso. Espero que com esse ensinamento do Zohar e do Michael Berg possamos ter mais consciência ao vermos um “pobre por aí”, e também aproveitarmos o máximo possível as oportunidade de compartilhar, já que elas são nossos verdadeiros “bilhetes” para sairmos da dor e do sofrimento que possamos estar vivendo em nossas vidas.
Com carinho,
Shimon

Nenhum comentário: