segunda-feira, 6 de maio de 2013

07/05 - Neurociência na Educação - 104º Fórum do Comitê da Cultura de Paz

Caros parceiros na Cultura de Paz,

Nas últimas décadas produzimos rios de conhecimentos que se organizam e configuram novos olhares e valores sobre o mundo e o humano. As neurociências abriram as fronteiras de um espaço privilegiado dessa realidade – o nosso cérebro.

A Dra. Adriana Fóz, educadora e pesquisadora científica, especialista em neuropsicologia, integra conhecimentos que potencializam habilidades e talentos chamando a atenção para novas abordagens na geração de competências cognitivas e afetivas disponíveis no curso da vida inteira.

Terça-feira, 7 de maio, às 19 horas, o Grande Auditório do MASP será o palco para o 104º Fórum do Comitê da Cultura de Paz, que tem a imensa satisfação de abordar o tema Neurociência e Educação. Disponibilize o programa abaixo nas suas redes e partilhe este promissor encontro com seus amigos e familiares.

Em renovado entusiasmo, saudações, as mais cálidas.

Lia Diskin
p/ Comitê da Cultura de Paz
Parceria UNESCO – Palas Athena





 
 
104º Fórum do Comitê da Cultura de Paz
parceria UNESCO – Palas Athena


Neurociência na Educação 
Novos desafios e conhecimentos 


Com Adriana Fóz
A neurociência é um campo de conhecimento que está abrindo muitas possibilidades na seara educacional. As novas descobertas sobre o funcionamento do cérebro são muito relevantes para desenvolvermos estratégias de aprendizagem. Entender como o cérebro processa é relevante não apenas para compreendermos, mas para otimizarmos o desenvolvimento emocional, cognitivo e comportamental.

O cérebro aprende desde sempre, o que nos coloca a importância de o estimularmos para melhor competência e bem estar.

Nascemos com quase 100 bilhões de neurônios e vamos perdendo estas células ao longo de nosso processo de nos tornarmos mais inteligentes. Trocamos células, reconfiguramos o relacionamento entre elas e temos um dispositivo natural de auto-regeneração. Esta faculdade é denominada plasticidade cerebral. Em outras palavras, a plasticidade cerebral é uma característica inerente ao cérebro que permite que o mesmo se reorganize, modifique e reconfigure.

O cérebro é dotado de possibilidades, mas também conta com "regras". Entendendo "regras" como seus períodos sensíveis e suas janelas de oportunidade, são estas as fases mais propícias para o desenvolvimento de determinadas habilidades ou competências.

Os educadores e pais podem se beneficiar muito com tais informações uma vez que, por exemplo, se sabemos por que um adolescente é impulsivo, poderemos orientar a ação de ajudá-lo a controlar seus impulsos. Da mesma forma, se sabemos que os períodos sensíveis para o desenvolvimento emocional se iniciam quando somos bebês, isto nos orienta a estimular uma competência afetiva saudável nas crianças.

ENTRADA FRANCA
7 de maio de 2013 • terça-feira • 19 horas
Auditório do MASP ▪ Museu de Arte de São Paulo

Av. Paulista, 1578 - São Paulo/SP - Estação Trianon-Masp do metrô

Não é necessário fazer inscrição antecipada

Adriana Fóz é Educadora (USP), pós-graduada em Psicologia da Educação (USP), especialista em Psicopedagogia (Instituto Sedes Sapientiae) e Neuropsicológica (CDN-Unifesp). Coordenadora do Projeto Cuca Legal – Programa de Prevenção em Saúde Mental nas Escolas (Psiquiatria/Unifesp). É pesquisadora CNPq em Neurociências na Educação Escolar. Ministra cursos e palestras por todo o Brasil. Atende, em consultório, pacientes adolescentes e adultos. Atende ainda em reabilitação e avaliação neuropsicológica. Consultora em Corporações e Escolas, e autora de livros.
Mais recentemente, lançou o livro A Cura do Cérebro
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Realização: Comitê da Cultura de Paz
   
   

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