Inscrições abertas
Palestra: A estrela de Belém – Astronomia, história e religião
Escola Municipal de Astrofísica
Foto: Raquel Borges
A UMAPAZ e o Programa Conexão com a Natureza convidam para a palestra "A estrela de Belém – Astronomia, história e religião", no dia 7 de junho. O encontro visa a reflexão sobre a estrela de Belém. Esta teria sido um milagre ou um fenômeno astronômico? Até os nossos dias o mistério permanece. Se a aparição relatada que guiou os reis magos para o local onde Jesus Cristo nasceu foi um fenômeno astronômico é natural que recorramos a uma explicação científica e a Astronomia nos fornece uma série de possibilidades.
A ocorrência de um fenômeno astronômico permite, em geral, datar com bastante precisão a data de seu acontecimento. Cada uma dessas hipóteses, no entanto, nos leva a uma data diferente para o nascimento de Cristo. Quando então, Ele nasceu? É difícil de precisar.
É bastante possível que a chamada Estrela de Belém não tenha sido de fato uma estrela, mas uma conjunção de planetas, isto é, uma grande aproximação aparente entre dois planetas no céu, de modo que os seus brilhos individuais se somaram destacando-se dos demais astros e chamando a atenção dos observadores do céu.
A ocorrência de um eclipse lunar marca, de acordo com os relatos bíblicos, a época da morte de Cristo. Datar a época de sua morte parece ser mais fácil que determinar a sua data de nascimento.
Facilitação: Irineu Gomes Varella, Astrônomo, formado em Física (IF-USP) e Matemática (IME-USP), com pós graduação em Astronomia (IAG-USP) e pós-graduando em Ensino de Astronomia (Unicsul). Professor da Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo desde 1970. Professor do Instituto de Química e Geociências da Universidade Federal de Goiás. Diretor do Planetário e Escola Municipal de Astrofísica de São Paulo de 1980 a 2002. Colaborou na edição do Anuário Astronômico do IAG-USP no período de 1976 a 1996. Autor de várias publicações de Astronomia e co-autor do curso à distância "Introdução à Astronomia e Astrofísica" veiculada pelo site Educativo.com desde 2000. É co-produtor do site de Astronomia " Uranometria Nova". Membro da Sociedade Astronômica Brasileira, da Sociedade Brasileira de Física e da Société Astronomique de France. Professor Associado do Observatório Céu Austral.
Serviço: Palestra A estrela de Belém – Astronomia, história e religião
Dia e horário: 7 de junho, das 14h às 17h
Carga horária: 3 horas
Vagas: 80
Público focalizado: Interessados em geral
Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) - Avenida Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul).
Facilitação: Irineu Varella
Coordenação: Vitor Lucato