terça-feira, 21 de agosto de 2012

Os benefícios do Alho com Azeite


Bons companheiros
Alho com azeite de oliva espanhol: aliados do coraçãoPublicação: 19/04/2005
Nota dos leitores (1 a 5): 4.4
Imprimir Recomendar
Não é de hoje que o alho recebe o atributo de alimento bom para saúde. No célebre papiro de Ebbers, de 2.550 a.C., havia mais de 20 receitas à base de alho indicadas para combater infecções, dor de cabeça e faringites. Outros documentos datados de 3.000 anos a.C., elaborados pelos Babilônios, Chineses e Romanos também mostraram o uso do alho como medicamento. Mas, foi Hipócrates, pai da medicina, o primeiro a demonstrar com detalhes, o uso do alho como diurético e laxante. Plínio e Galeno, médicos romanos, também utilizaram o alho para o tratamento de infecções intestinais, problemas digestivos, pressão alta, senilidade e impotência. Nas anotações de Marco Polo há várias mostrando o uso do alho pelos chineses para desintoxicação.
Algumas destas propriedades do alho são reconhecidos pela medicina moderna e usados com resultados satisfatórios. O valor terapêutico do alho sempre foi reconhecido na medicina popular, mas somente há 30 anos as suas aplicações médicas começaram a ser reavaliadas, comprovadas e aceitas. Por isso é, ainda, muito cedo para afirmar as diferentes funções do alho, mas há provas sugerindo benefícios no controle do nível de colesterol do sangue e da hipertensão, no combate à infecções e parceiro de uma boa digestão, circulação e respiração.
É lógico que a evidência clínica do valor efetivo do alho, tanto na prevenção quanto no tratamento de inúmeras afecções não se justifica apenas pelo seu conteúdo de minerais e vitaminas. Várias pesquisas têm atribuído seus efeitos terapêuticos pela presença de algumas substâncias . As mais importantes delas, quando o assunto é coração, são:
  • Òxido dialildissulfeto, com capacidade de reduzir os níveis de lipídeos e do colesterol do sangue.
  • Germânio: elemento condutor de oxigênio com ação revigorante e rejuvenescedora, graças à sua capacidade de conduzir oxigênio, agente hipotensores que ajudam a controlar a pressão arterial sem provocar efeitos secundários.
  • Selênio, um mineral protetor do coração, pois ajuda a prevenir a formação de ateromas, de coágulos e ainda normaliza a pressão arterial.
Para completar o alho ainda tem alicina, a alina, ambas com efeitos antibactericida e antinflamatório.
Azeite de oliva espanhol com alho
Se o azeite de oliva sozinho já tem uma infinidade de benefícios para o coração, imagine aliado com o alho. Sem falar no sabor, nada melhor que a mistura destes dois alimentos. Quer uma dica? Prepare um refogado de azeite de oliva com alho e use para temperar as suas preparações. Você ganha no sabor e na saúde

2 comentários:

Anônimo disse...

Porque é que o azeite tem de ser forçosamente espanhol? Todo o azeite do clima mediterrânico é bom e saudável, sem excepções. Desde o grego, no extremo leste do Mediterrâneo, até ao português, no extremo oeste, passando pelo italiano, corso, etc.

Cida Medeiros disse...

Grata pelo depoimento, acredito que não exista nenhum problema utilizar outros azeites, como a que sugere.
Mais como esse artigo não fui eu que elaborei, não saberia responder o motivo da escolha do autor.
Forte abraço!
Cida Medeiros