sexta-feira, 2 de fevereiro de 2007

Brahma

Hinduísmo: Divindade: Brahma

É a pura expressão da existência, beatitude e sabedoria. É a causa primeira da origem do Universo. Sem ele nada pode existir. Brahma não é cultuado da mesma maneira que os outros deuses, pois realizou sua tarefa e não voltará para aquilo que lhe pertence até a próxima criação do mundo. Em suas oito mãos segura os quatro Vedas, um cetro, uma colher, uma colher de contas, uma taça de água sagrada, símbolo da fertilidade e uma flor de lótus, símbolo da criação. As quatro cabeças de Brahma, o criador, simbolizam os quatro pontos cardeais, os quatro Vedas, ou textos religiosos, e as quatro castas do hinduísmo.

Na mitologia hindu, Brahma é o membro mestre da tríade de deuses, que inclui também Vishnu e Shiva. Na mitologia hindu mais recente, ele foi simbolizado como a suprema divindade eterna cuja essência vem do cosmos. Brahma é considerado o criador do universo.

Antes da existência do cosmos, Brahma era completamente solitário, introspectivo e contido. Chegou um momento em que ele se sentiu solitário e quis companhia. Ele então se dividiu e criou a deusa Shatarupa. Suas múltiplas formas cativaram Brahma, e ele desejou possuí-la. Mas isto não aconteceu.

Como todas as coisas materiais, Shatarupa transfomaria-se em algo sempre que Brahma chegasse a ela. Ela se transformava em vaca, égua, cobra. Brahma então ia até ela transformando-se no macho correspondente: um búfalo, um cavalo, uma cobra. Assim todas as criaturas do cosmos, desde o menor inseto até o maior mamífero foram criados. Brahma possuía cinco cabeças, assim ele poderia ver Shatarupa sempre que quisesse.

Para restringir a gana de Brahma, Shiva cortou uma de suas cabeças. Isto ajudou Brahma a ter mais senso, e ele pegou Saraswati, a deusa do conhecimento, como seu consolo. Com sua ajuda, ele conseguiu controlar sua mente. Para a criação do universo, Brahma tornou-se conhecido como o senhor dos progenitores. Mas ele não é perfeito porque ele é responsável pela distração da mente longe da alma e sua conseqüente fixação na carne.

Brahma Mantra

OM HRIM BRAHMAYA NAMAH

Nenhum comentário: