segunda-feira, 25 de março de 2013

Peço a Deus...


Homenagem aos meus amigos de Bragança Paulista!
Cida Medeiros



Peço a Deus...que nos mande do céu, muita sabedoria...um amor verdadeiro...que ninguém passe fome...um abraço de irmão...que vivamos em paz...

 Aum Sat-Chit-Ananda
 Parabrahma Puroshothama Paramathma 
 Sri Bhagavati Sametha 
 Sri Bhagavate Namaha...


Oneness University é uma escola espiritual que se concentra em ajudar as pessoas a mover-se em estados mais elevados de estado de consciência. www.onenessuniversity.org

quarta-feira, 20 de março de 2013

CONVITE: Documentário Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água


CONVITE DIA MUNDIAL DA ÁGUA

Exibição de documentário:

Ouro Azul - A Guerra Mundial pela Água

Escola Municipal de Astrofísica

22 de março de 2013, às 14h

 

Em comemoração ao Dia Mundial da Água o DEA/UMAPAZ estará exibindo o aclamado documentário Ouro Azul: A Guerra Mundial pela Água, realizado por Sam Bozzo e produzido pela Purple Turtle Films.

 

Em todas as partes do mundo a água está sendo esgotada e/ou poluída. A região metropolitana de São Paulo, apesar de importar água de outras bacias hidrográficas, está próxima de um estresse hídrico. O desenvolvimento da agricultura extensiva, da construção civil e da indústria aumenta a procura da água potável. Seu uso descontrolado eleva o nível dos conflitos por recursos naturais, gerando a desertificação da Terra.

O documentário é baseado no livro homônimo e ilustra os riscos acarretados pela falta de água potável do planeta e suas aplicações. Ouro Azul aponta a manipulação e corrupção por parte dos governos, administrações locais e das corporações multinacionais como responsáveis pela crise da água. Serão apresentados, no documentário, modelos de privatização do fornecimento de água em países pobres, esquemas de dessalinização e exportação de grandes quantidades de água, o controle militar da água, os novos mapas geopolíticos e outros elementos de um cenário de guerra pela água no mundo.

Inspirado no livro Ouro Azul, de Maude Barlow e Tony Clarke, o filme venceu 6 prêmios em festivais internacionais em 2009, tendo sido premiado como o melhor documentário no Vancouver International Film Festival, melhor documentário ecológico no Newport Beach Film Festival, melhor documentário no European Independent Film Festival e no Beloit International Film Festival e melhor documentário de ambiente no Tri-Media Film Festival e no Docufest Atlanta.

 

Serviço: Documentário Ouro Azul – A Guerra Mundial pela Água

Dia e horário: 22 de março de 2013, às 14h

Público focalizado: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)

Coordenação: Valério Igor

Inscrições: Não é necessário inscrição. Basta chegar com 15 minutos de antecedência no local

 




quinta-feira, 14 de março de 2013

O que se espera de um Papa com esse nome? - Por André Trigueiro




André Trigueiro


O que se espera de um Papa com esse nome?


Qui, 14/03/13
Por André Trigueiro

 

Ao homenagear Francisco de Assis na escolha do nome que o acompanhará ao longo do pontificado que se inicia, o cardeal argentino Jorge Mario Bergoglio, agora Papa Francisco, poderia se inspirar no poverello de Assis para promover algumas inovações na forma como a Igreja administra seu patrimônio e seu imenso rebanho. Respeitosamente, compartilharei aqui algumas sugestões sem a pretensão de que elas cheguem ao Vaticano – imerso em inúmeros problemas e desafios mais urgentes – mas a todos aqueles que compreendem a imensa responsabilidade que é tornar-se o primeiro Papa da história a chamar-se Francisco.

1 – Francisco de Assis veio ao mundo há oito séculos para constranger a opulência e poder político de uma igreja que se afastara dos princípios mais elementares do evangelho de Jesus. Como líder espiritual e chefe de estado, o Papa Francisco poderia dar o exemplo de austeridade sem precedentes na forma como a Igreja realiza suas compras, planeja suas obras físicas, organiza eventos e cerimônias, define logísticas de viagem e hospedagem, enfim, tudo o que represente consumo e posse de bens. Usar com parcimônia e moderação. Combater excessos de toda ordem. Ser simples por convicção e princípios éticos.

2 – Francisco de Assis é conhecido como o protetor dos animais, a quem sempre consagrou respeito e veneração. No mundo moderno, animais das mais variadas espécies ainda sofrem toda sorte de violência. Alguns são supliciados por diversão. Outros são alvos da crueldade obstinada de seus donos. As leis de proteção dos animais – presentes em vários países – não conseguem erradicar as muitas atrocidades cometidas contra os bichos. Os que são consumidos como alimentos foram reduzidos à categoria de "proteína animal", o que credenciaria seus proprietários a tratá-los como se não houvesse ali um ser senciente, capaz de sentir dor. Papa Francisco tem a preciosa chance de denunciar tudo isso e defender protocolos éticos de criação, transporte e abate de animais, bem como a proteção das espécies silvestres.

3 – Francisco de Assis também é conhecido como o padroeiro da ecologia. No "cântico das criaturas", eternizou a sacralização da natureza em suas múltiplas formas e expressões. O Papa Francisco tem a chance de reeditar o "cântico das criaturas" – versão século XXI – de forma ainda mais contundente em defesa da vida. Pode exercer sua enorme influência em favor dos recursos naturais não renováveis e dos ecossistemas ameaçados de extinção. Sem meio ambiente sadio e protegido não há "vida em abundância", parafraseando o Cristo. Sem vida, a religião não faz o menor sentido.

4 – A abnegação em favor dos pobres – que o levou inclusive a renunciar a todos os bens e viver como eles – fez de Francisco de Assis um legítimo representante da caridade, do amor ao próximo e da abnegação de si mesmo em favor dos valores espirituais. Hoje sabe-se que as principais vítimas das mudanças climáticas, da escassez de água doce e limpa, da destruição da biodiversidade e de todas as manifestações de desequilíbrio ecológico em diferentes pontos do planeta são justamente os mais pobres. O Papa Francisco tem, portanto, a oportunidade de conjugar em um mesmo movimento apostólico as lutas em favor da inclusão social e do meio ambiente. São ações que se complementam e se misturam. Uma mesma causa.

5 – Que ninguém se iluda com o fato de o Papa Francisco ser o chefe de estado de um país que ocupa uma área de apenas meio quilômetro quadrado com aproximadamente novecentos moradores. Ele é o líder espiritual de 1,2 bilhão de pessoas. O que disser, o que fizer, o que escrever, seus gestos, suas companhias, hábitos e comportamentos, risos e reprovações terão repercussão imediata mundo afora. Usar isso em favor dos valores franciscanos – humildade, simplicidade, fraternidade, abnegação em favor dos pobres, etc – fará toda a diferença.

6 – O Papa Francisco terá vez, voz e voto nos encontros multilaterais da ONU que discutem os rumos do planeta. O novo Papa pode tornar o Vaticano ainda mais ativo e presente nesses debates, qualificando seus negociadores e mobilizando católicos do mundo inteiro a acompanhar os rumos desses acordos (sobre clima, biodiversidade, água, desertificação,etc) e pressionarem pelo sucesso deles.

7 – Mesmo nas miudezas do dia-a-dia em seu novo endereço, o Papa Francisco poderá promover ajustes em favor da ecoeficiência. Consumo inteligente de água e energia, segregação de resíduos, compras públicas sustentáveis, frota de veículos mais econômica (quem sabe uma versão elétrica do papamóvel?) são medidas que podem ser otimizadas no Vaticano e estimuladas pelas paróquias do mundo inteiro. Quem sabe o novo papa interfira desde já nos protocolos do próximo conclave, e substitua por decreto o ritual de carbonização das cédulas (que sinaliza os rumos das votações pela cor das fumaças) por algum outro método que não polua ainda mais os céus de Roma?

Seja qual for o rumo que o Papa Francisco decidir tomar, terá pela frente, pelo resto de seus dias (ou de seu pontificado, posto que há o precedente da renúncia) um nome forte, emblemático, pleno de significado que marcará seus passos como o sucessor de Pedro. A simplicidade como guia, a pobreza como referência, a natureza como objeto de veneração e respeito. Que o Papa seja sempre Francisco.

FONTE: http://g1.globo.com/platb/mundo-sustentavel

 

---==II==---

 

Sobre André Trigueiro

André Trigueiro é jornalista com Pós-graduação em Gestão Ambiental pela COPPE/UFRJ onde hoje leciona a disciplina "Geopolítica Ambiental", professor e criador do curso de Jornalismo Ambiental da PUC/RJ, autor dos livros "Mundo Sustentável 2 – Novos Rumos para um Planeta em Crise" (Ed.Globo, 2012); "Mundo Sustentável - Abrindo Espaço na Mídia para um Planeta em transformação" (Ed.Globo, 2005) e "Espiritismo e Ecologia" (Ed.FEB, 2009); Coordenador editorial e um dos autores do livro "Meio Ambiente no século XXI" (Ed.Sextante, 2003). Durante 16 anos foi âncora e repórter do Jornal das Dez da Globo News. Desde abril de 2012, vem atuando como repórter do Jornal Nacional e colunista do Jornal da Globo onde apresenta o quadro "Sustentável", especialmente criado para ele na Rede Globo. É editor-chefe do programa Cidades e Soluções, da Globo News, comentarista da Rádio CBN e colaborador voluntário da Rádio Rio de Janeiro.

 


terça-feira, 12 de março de 2013

Solicite seu convite para o Evento com Prem Rawat em Salvador 2013

Caro leitor,
Prew Rawat é um líder humanitário, vale a penha conhecê-lo.
Cida Medeiros



Prem Rawat fará um evento aberto ao público no dia 5 de abril às 20h em Salvador, Bahia no Fiesta Convention Center, à avenida Antonio Carlos Magalhães, 711, com entrada gratuita. Haverá tradução simultânea em português e espanhol. Uma taxa de 10 reais será cobrada pelo uso do equipamento de tradução.

Para participar do evento, é preciso solicitar um convite.

Você pode obter seu convite pelo telefone  (71) 3252-9222 ou acesse https://www.wopg.org/en/salvador-2013.

Clique no item Solicitar um convite.

convite1

Uma janela vai se abrir. Digite o seu e-mail, clique em Continuar, siga as instruções da tela e complete o pedido.

Se você mora em Salvador ou em cidades vizinhas, terá a preferência em receber um convite. Os lugares que sobrarem serão enviados para os demais solicitantes.

Seu convite será enviado para o e-mail que você cadastrou. Ao recebê-lo, aceite ou recuse antes da data do evento. Para aceitar, clique em Accept. Para recusar, clique em Decline.

Na janela que se abre, confirme seu e-mail, clique em Continuar, siga as instruções da tela e complete o processo.

convite111

Imprima o convite — será necessário apresentá-lo no local do evento.

O evento é gratuito graças a doações.:Clique aqui e doe em reais.

Visite Paz - Palavras de paz - TV em: http://palavrasdepaz.ning.com/?xg_source=msg_mes_network

 
Para controlar os emails que você receberá em Paz - Palavras de paz - TV, clique aqui




--


Cida Medeiros
Terapeuta a Escuta do Ser.
Facilitadora das Constelações Sistêmicas 
Membro do Hellinger Sciencia
Self I-Dentity through Ho'oponopono 
Embaixadora da Paz
(011) 5539-0419    (Fixo)
(011) 9-9638-3190  (Vivo)
(011) 9-5359-5322  (Tim)

Web:
Constelação Familiar
Blog Cida Medeiros
Follow Twitter
Home Page
Curtam minha: Fan Page
Skipe: cidamedeiros

UNYK é: UFV 111

71427321893
71042

"Bem Vinda à rede que está a Serviço da Evolução da Consciência"

segunda-feira, 11 de março de 2013

Festival da Unidade - Convite

Festival da Unidade.
Imperdível!





Enviado via iPhone




--


Cida Medeiros
Terapeuta a Escuta do Ser.
Facilitadora das Constelações Sistêmicas 
Membro do Hellinger Sciencia
Self I-Dentity through Ho'oponopono 
Embaixadora da Paz
(011) 5539-0419    (Fixo)
(011) 9-9638-3190  (Vivo)
(011) 9-5359-5322  (Tim)

Web:
Constelação Familiar
Blog Cida Medeiros
Follow Twitter
Home Page
Curtam minha: Fan Page
Skipe: cidamedeiros

UNYK é: UFV 111

71427321893
71042

"Bem Vinda à rede que está a Serviço da Evolução da Consciência"

sexta-feira, 8 de março de 2013

EducaCine Ambiental: Circuito Tela Verde - 4ª mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente

Caros amigos, 
Anotem na agenda!
Cida Medeiros


Convite:

EducaCine Ambiental: Circuito Tela Verde – 4ª mostra

18 de março de 2013, às 14h

Escola Municipal de Astrofísica

 

O PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL apresenta um conjunto de filmes e animações integrantes da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – desafios e propostas socioambientais.  O circuito Tela Verde é uma iniciativa dos ministérios da Cultura e do Meio Ambiente ao qual a Secretaria do Verde e do Meio Ambiente se integra enquanto espaço exibidor. Todos estão convidados para assistir e trocar ideias a respeito dos temas e das produções.

Serão exibidos os seguintes filmes:

·         Saindo da lixeira 46': o vídeo mostra a ação artística e educativa do Grupo Alma Ambiental, documentando os desafios e sentimentos das pessoas que vivem da reciclagem no extremo Leste da cidade de são Paulo.

·         Repente do consumo sustentável 1': Curta de animação

·         Fogo ardente, água corrente 12': uma personagem angustiada parte da nascente do rio São Francisco e segue até a sua foz. Durante o percurso reflete sobre o fogo no Cerrado e os desafios da sustentabilidade da vida humana no planeta.

·         Abaeté 1': curta de animação

·         Rio + 20 Rio + verde 15': filme realizado no Complexo do alemão, no Rio de Janeiro, apresentando momentos do curso de técnicas para aquecimento solar, tratamento ecológico de esgotos e agroecologia.

·         Antes que seja tarde 1': curta de animação

·         Rede Guandu – produção e consumo responsável 12': o vídeo apresenta depoimentos de consumidores, produtores e do grupo de articulação de uma iniciativa de consumo sustentável baseada na agroecologia e na economia solidária, que surgiu em Piracicaba em 2007.

·         Bio consume 1': curta de animação

·         O grande evento 1': curta de animação

·         Parque canela da ema 9': o vídeo mostra a história da criação dos parques ambientais de sobradinho/DF, colocando a aproximação da escola pública com os problemas urbanísticos e ambientais ao seu redor.

·         100% natural 1': curta de animação

·         Desabrigados 1': curta de animação

·         No rumo do uça 24': o documentário mostra a ameaça da construção civil voltada para o turismo sobre os manguezais de Alagoas.

·         Sol nascente 12': filme se passa em um bairro de Ceilândia e aborda o papel da comunidade como propulsora da cultura de valorização socioambiental.

Serviço: PROJETO EDUCACINE AMBIENTAL - "4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente – desafios e propostas socioambientais"

Dia e horário: 18 de março de 2013, das 14h às 17h

Público focalizado: Aberto a todos os interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica - Avenida Pedro Álvares Cabral. s/n, Parque Ibirapuera – do lado do Planetário. (Portão 10, somente para pedestres. Portão 3, estacionamento com Zona Azul)

Coordenação: Valério Igor Victorino

Não é necessário fazer inscrição, pede-se para chegar com 15 minutos de antecedência

 

 


"Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor".




--


Cida Medeiros
Terapeuta a Escuta do Ser.
Facilitadora das Constelações Sistêmicas 
Membro do Hellinger Sciencia
Self I-Dentity through Ho'oponopono 
Embaixadora da Paz
(011) 5539-0419    (Fixo)
(011) 9-9638-3190  (Vivo)
(011) 9-5359-5322  (Tim)

Web:
Constelação Familiar
Blog Cida Medeiros
Follow Twitter
Home Page
Curtam minha: Fan Page
Skipe: cidamedeiros

UNYK é: UFV 111

71427321893
71042

"Bem Vinda à rede que está a Serviço da Evolução da Consciência"

quinta-feira, 7 de março de 2013

Inscrições Abertas: Curso "Os Deuses da Vegetação"




Inscrições Abertas

 

Curso: Os Deuses da Vegetação

 

Escola Municipal de Astrofísica

 

A UMAPAZ oferece nos dias 19 e 26 de março e 02 e 09 de abril, das 14h às 17h, o curso "Os Deuses da Vegetação", com a facilitadora Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira.

 

O curso tem por objetivo demonstrar a sacralização da natureza pelos diferentes povos, especialmente das árvores, bosques e florestas.  Através da apresentação dos deuses da agricultura entre os povos da Mesopotâmia, Grécia, astecas, nórdicos, celtas e africanos, irá abordar a representação simbólica e ritualista dessa sacralização.

Programa:

1ª aula – 19/03:

A Natureza como deusa; atribuição do sagrado – rochas, água, céu e vegetação;

2ª aula – 26/03:

As florestas: simbologia e protetores; Árvores como "eixo do mundo";

3ª aula – 02/04:

Árvores míticas e sagradas; apresentação dos deuses da agricultura;

4ª aula – 09/04:

Deuses da agricultura; folclore atual.

Facilitação: Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira - Formada em Biblioteconomia e Documentação pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo; Pós graduação em Ensino de Astronomia pela Universidade Cruzeiro do Sul; Bibliotecária da Escola Municipal de Astrofísica desde 1991; Professora da Escola Municipal de Astrofísica desde 1997; Ministrou aulas e palestras em escolas da rede particular de ensino e instituições de extensão cultural.

Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato

Serviço: Curso "Os Deuses da Vegetação"

Dias e horário: dias 19 e 26 de março e 02 e 09 de abril, das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas/aula (12 horas totais)

Vagas: 80 - serão contemplados os primeiros inscritos

Público focalizado: Interessados em geral

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera (portão 10 somente para pedestres; portão 3 estacionamento Zona Azul)

Facilitação: Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato

Inscrições: Preencher ficha de inscrição abaixo e enviar para o e-mail: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

 

FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

CURSO: OS DEUSES DA VEGETAÇÃO

Envie preenchido para inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

TODOS OS CAMPOS SÃO DE PREENCHIMENTO OBRIGATÓRIO

Atenção: As fichas que não estiverem com todos os campos preenchidos serão desconsideradas.

 

1. NOME COMPLETO:

 

2. Idade:

3. CPF:

 

4. Escolaridade:        (      ) Ensino Médio            (      ) Ensino Superior

 

5. Área de formação:

 

6. Setor em que trabalha: Empresa privada (    )   Organização não governamental (    )

 Órgão Público  (     )

 

7. Atividade que exerce:

 

8. Se servidor público, por favor, informe Nº RF:

 

8. Região em que reside: (   ) Norte   (   ) Sul   (   ) Leste   (   ) Oeste   (   ) Centro  (   ) Outro Município

 

9. E-mail:

 

10. Telefone fixo:

 11. Telefone celular:

 

12. Por que deseja participar deste curso/palestra?

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 


"Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor".




--


Cida Medeiros
Terapeuta a Escuta do Ser.
Facilitadora das Constelações Sistêmicas 
Membro do Hellinger Sciencia
Self I-Dentity through Ho'oponopono 
Embaixadora da Paz
(011) 5539-0419    (Fixo)
(011) 9-9638-3190  (Vivo)
(011) 9-5359-5322  (Tim)

Web:
Constelação Familiar
Blog Cida Medeiros
Follow Twitter
Home Page
Curtam minha: Fan Page
Skipe: cidamedeiros

UNYK é: UFV 111

71427321893
71042

"Bem Vinda à rede que está a Serviço da Evolução da Consciência"

terça-feira, 5 de março de 2013

Informativo Mensal UMAPAZ - Março/2013

A Umapaz oferece cursos gratuitos e muito bons!
Vale a pena!
Cida Medeiros

 

UNIVERSIDADE ABERTA DO MEIO AMBIENTE E CULTURA DE PAZ

ANO 8 – MARÇO DE 2013

 

 

AMIGOS DA UMAPAZ

A Carta da Terra é um código de ética para a convivência planetária, que propõe e orienta uma mudança de paradigma, com vistas à construção de uma sociedade global sustentável, com respeito à vida, mais equânime e pacífica.  Apresenta à humanidade os desafios presentes e futuros e é um chamado a novas escolhas e à responsabilidade coletiva dos habitantes do planeta. Por isso, o documento deflagrou, também, um movimento de mobilização e de ação.

As propostas do movimento Carta da Terra apontam para mudanças profundas na sociedade, inclusive no sistema educacional, pois questionam padrões de comportamento e valores. Trazem o desafio de abordar questões existenciais que há muito tempo estão distantes do cotidiano da maioria das pessoas e que precisam ser novamente trazidas para o diálogo consciente. Nesse sentido coloca-nos a todos como aprendizes dessa realidade que a família humana forjou e também como os agentes de transformação, construtores do futuro.

Neste mês de março estamos realizando a 9ª turma do curso Carta da Terra em Ação com duração de 100 horas, e tendo como eixos interdependentes e complementares:

O respeito à comunidade da vida; A integridade ecológica; A Justiça social e econômica e a democracia; A Cultura de Paz e a não violência.

O Programa visa capacitar cidadãos para atuarem como agentes de mudança na comunidade. Desde 2009 foram formados 434 carteiros; com destaque para implementação de diversos projetos socioambientais em ação no seu território.

Trecho do Artigo: "A Carta da Terra em Ação em São Paulo" - Aprendizagem socioambiental em livre percurso: a experiência da UMAPAZ.

EQUIPE UMAPAZ

 

Saiba mais: www.prefeitura.sp.gov.br/umapaz

Blog: www.blogumapaz.blogspot.com

Flickr: http://www.flickr.com/photos/umapaz

YouTube: http://www.youtube.com/watch?v=JlDBGIIL0Uk&feature=youtu.be

 

CURSO DE FORMAÇÃO

 

CARTA DA TERRA EM AÇÃO

9ª Turma - Capacitação de Agentes Urbanos de Sustentabilidade Socioambiental

Período: de 19 de março a 06 de junho de 2013, às terças e quintas feiras, das 9h às 13h

O Curso tem por propósito refletir sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade, desenvolver sua capacidade de observação, compartilhar conhecimentos sobre possibilidades e modos de vida urbana sustentável e, também, a gerar mudanças locais em prol da sustentabilidade da vida.

Carga Horária: 100 horas (80 horas/aula/atividades e 20 horas de Trabalho de Conclusão de Curso)

Corpo docente: Educadores, sociólogos, biólogos, comunicadores sociais da UMAPAZ e convidados

Saiba mais: www.youtube.com/watch?v=64iOUgPXga4

Inscrições encerradas

PROGRAMAS E CURSOS REALIZADOS NA ESCOLA MUNICIPAL DE ASTROFÍSICA - EMA

ENDEREÇO: AVENIDA PEDRO ÁLVARES CABRAL, S/N – PORTÃO 10 (PEDESTRES) OU PORTÃO 3 (ESTACIONAMENTO COM ZONA AZUL).

 

·       Curso: "Os Deuses da Vegetação"

O curso tem o objetivo de demonstrar a sacralização da natureza pelos diferentes povos, especialmente das árvores, bosques e florestas. Apresenta a representação simbólica e ritualista dessa sacralização, por meio da apresentação dos deuses da agricultura entre os povos da Mesopotâmia, Grécia, astecas, nórdicos, celtas e africanos.

Facilitação: Priscila Di Cianni Ferraz de Oliveira

Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato

Dias e horário: 19 e 26 de março; 02 e 09 de abril das 14h às 17h

Público focalizado: interessados em geral

Vagas: 80

Carga horária: 3 horas/aula (12 horas totais)

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Curso: Semeando cultura de paz com histórias e atividades para crianças

Pensando na autêntica cultura de paz que o ato de contar histórias, os jogos, a música e o brincar sempre proporcionaram ao ser humano, o curso pretende, de forma lúdica e descontraída, oferecer às crianças um ambiente onde este conjunto de atividades se entrelace e converse, tecendo os fios da semeadora da cultura de paz entre seus valores e práticas.

Dias e horário: 09 e 16 de março das 10h às 12h

Carga horária: 2 horas/aula (4 horas totais)

Vagas: 15

Público focalizado: Crianças de sete a doze anos – devidamente acompanhadas de seus pais, familiares ou responsáveis

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação e coordenação: Nadime Boueri

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Curso: Vizinhança Sustentável

O curso Vizinhança Sustentável tem como objetivo compartilhar informações sobre processos e tecnologias para a tomada de decisões visando manter vizinhanças sustentáveis, através do uso consciente de recursos, economia, bem-estar e boas relações.

Dias e horário: 13, 20 e 27 de março; 3 e 10 de abril, das 14h às 18h

Carga horária: 4 horas/aula (20 horas totais)

Vagas: 50

Público focalizado: Síndicos, zeladores, trabalhadores de condomínios, estudantes e profissionais interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação: Eduardo Aulicino, Glacilda Pinheiro Correa, Regina Barros e Vitor Lucato

Coordenação: Glacilda Pinheiro Correa

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Encontro: "Expressando a Arte da Natureza e da Paz"

Atividade de desenho e pintura de paisagens do parque Ibirapuera

O encontro irá desenvolver um sentido de preservação da natureza em sua biodiversidade e de cultura de paz através do cultivo de uma relação amorosa do homem com o meio ambiente. Tendo como meio a expressão artística através de desenho ou pintura de paisagens do Parque Ibirapuera, visa contribuir também para um convívio harmonioso entre seus frequentadores.

Os encontros são independentes (o participante pode vir ao encontro que quiser).

Não é necessário saber desenhar ou pintar e deve-se trazer o material que for utilizar (Sugestões: papel, tela, lápis, lápis de cor, pastel, aquarela, tinta à óleo ou acrílica).

Dias e horário: 7, 14, 21, e 28 de março, quintas feiras, das 9h as 11h30

Vagas: 30

Público Focalizado: Interessados em geral, adultos e crianças (acompanhadas de responsável)

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação e coordenação: Maricy Montenegro e Maria de Lourdes Diniz

Não é necessário fazer inscrição. Pede-se para chegar com 15 minutos de antecedência ao local.

 

·       Projeto EducaCine Ambiental: 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente: desafios e propostas socioambientais

O projeto EducaCine Ambiental, com o apoio dos ministérios do Meio Ambiente (MMA) e da cultura (MinC), apresentará os filmes da 4ª Mostra Nacional de Produção Audiovisual independente. A exibição será seguida de debate com a platéia.

Dia e horário: 18 de março das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas totais

Vagas: 80

Público focalizado: Aberto a todos os interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação e coordenação: Valério Igor Victorino

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Palestra: Instrumentos de Gestão Ambiental Pública

A Palestra visa apresentar alguns dos instrumentos de Gestão Ambiental Pública, seus conceitos, e servir para que o cidadão possa compreender e participar do processo contínuo de melhoria da Sustentabilidade socioambiental da cidade.

Dia e horário: 12 de março das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas totais

Vagas: 80

Público focalizado: aberto a todos os interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)

Facilitação e coordenação: André Alcântara

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·      Palestra: Gestão e Minimização de Resíduos Sólidos

A palestra tem como objetivo discutir o tema fazendo uma reflexão sobre a geração, gestão, minimização e a destinação final dos resíduos sólidos na atual sociedade de consumo.

Dias e horário: 25 de março das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas totais

Vagas: 60

Público focalizado: Estudantes, educadores e pessoas interessadas no tema

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação: Sérgio Henrique Forini

Coordenação: Regina Barros

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Palestra: Mobilidade Urbana Sustentável

A palestra abordará os elementos mínimos para a discussão da mobilidade urbana sustentável na cidade de São Paulo, considerando a necessidade urgente da elaboração de um plano neste sentido e o contexto da revisão do Plano Diretor do município.

Dia e horário: 29 de março das 14h às 17h

Carga horária: 3 horas totais

Vagas: 80

Público focalizado: Aberto a todos os interessados

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação e coordenação: Valério Igor Victorino

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Programa Meio Ambiente e Saúde – Cuidando da Ecologia Integral30º Encontro

Tema: "São Paulo: cidade saudável?"

O encontro tem a proposta de reflexão sobre a qualidade de vida na cidade de São Paulo, que nos permita fazer uma avaliação de sua qualidade ambiental e diversos fatores que interferem na sua saúde e sustentabilidade tais como: transporte, geração de resíduos, áreas verdes, qualidade do ar e da água, entre outros.

Dia e Horário: 22 de março das 14h às 17h

Facilitadora: Regina Barros

Coordenação: Suely Feldman Bassi e Vitor Lucato

Público focalizado: profissionais da saúde, educadores e interessados em geral

Vagas: 80

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

PROGRAMAS E CURSOS REALIZADOS NO PARQUE JARDIM DA LUZ

ENDEREÇO: RUA RIBEIRO DE LIMA, 99 – BOM RETIRO

 

·       Oficina: Danças Circulares e Sabedoria dos Povos

A partir da vivência com as danças e do conhecimento das tradições culturais que as inspiram, buscamos estimular o autoconhecimento, o respeito às diferenças e exercitar os valores da Cultura de Paz tais como respeito, ética, diversidade, afetividade, cooperação e sensibilização sobre as questões ambientais.

Dias e horário: 15 e 22 de março; 5, 12, 19 e 26 de abril; 3, 10 e 17 de maio (sextas-feiras) das 9 às 12h

Carga horária: 3 horas/aula (27 horas totais)

Vagas: 25

Público focalizado: educadores da rede municipal, estadual e privada; profissionais da área de meio ambiente ou da saúde, que atuem com grupos

Local: Parque Jardim da Luz Rua Ribeiro de Lima, 99. Bom Retiro

Facilitação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Samuel Souza de Paula

Coordenação: Estela Maria Guidi Pereira Gomes e Thereza Christina Rosa

Inscrições: inscricoesumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

CURSOS E OFICINAS

Em andamento – Inscrições Encerradas

 

·       Curso: Conexão com a Natureza

Dia e horário: 19 e 26 de fevereiro; 5, 12, 19 e 26 de março das 14h às 17h

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) - Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque do Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul)

Facilitação: Diversos

Coordenação: Vitor Lucato

 

·       Curso: Segurança Alimentar e Nutricional - Direito ou Escolha?

Dias e horário: 18 e 25 de fevereiro e 04 e 11 de março das 14h às 16h

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3, estacionamento (Zona Azul)

Facilitação: Solange Cavalcante

Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Suely Feldman Bassi

 

PROGRAMAS E ATIVIDADES CONTINUADAS

 

·       Aventura Ambiental no Parque Ibirapuera (Início em Abril)

Visita monitorada, apresentação do histórico-cultural do Parque, informações sobre sua flora e fauna. Inclui vivências e reflexões que possibilitam vínculo afetivo com a natureza e o despertar de valores humanos. Aberto a usuários, escolas e organizações - crianças, jovens e adultos.

Coordenação: Angélica Berenice de Almeida e Thereza Christina Rosa.

Agendamento: aventuraambientalumapaz@prefeitura.sp.gov.br

 

·       Danças Circulares

As danças circulares fazem parte de um movimento mundial de resgate de danças tradicionais e contemporâneas dos povos, buscando a convivência cooperativa, o respeito por si mesmo, pelo outro e pelo planeta. Sua prática trabalha a convivência harmoniosa, a cooperação e o cultivo da amorosidade, além de promover o autoconhecimento, a tolerância, a inclusão e a diversidade. A participação é gratuita.

Coordenação e facilitação: Estela Gomes

Às quartas-feiras, das 9h às 11h. *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria – Av. República do Líbano, s/n – Portão 7.

 

·       Grupo experimental de Diálogo

Aprender a dialogar através da reflexão conjunta e da prática continuada.

Dias e horário: 07 e 21 de março; 04, 18 e 25 de abril; 09 e 23 de maio e 06, 20 e 27 de junho, das 14h30 às 16h30.

Pré- requisito: ter feito Oficina de Introdução ao Diálogo, ou algum Curso de Diálogo na visão de David Bohm.

Facilitação e coordenação: Márcia Amélia Moura

Local: Escola Municipal de Astrofísica (ao lado do Planetário) – Av. Pedro Álvares Cabral, s/n, Parque Ibirapuera. Portão 10, somente para pedestres e Portão 3 estacionamento (Zona Azul).

 

·       Meditação

Prática que conduz à permanência na quietude e no centro do equilíbrio do Ser.  São enfocados conhecimentos milenares dos sábios taoístas sobre a relação do ser humano com a Natureza com práticas elaboradas para promover o equilíbrio, a serenidade e a qualidade de vida.

Coordenação: Suely Feldman Bassi.

Facilitação: Jeni Rodrigues Queiroz.

Às quartas-feiras, das 11h às 12h30. *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria – Av. República do Líbano, s/n – Portão 7.

 

·       Tai Chi

A prática visa articular o Tai Chi Pai Lin como prática milenar de união e equilíbrio do homem com a Natureza, com os temas da educação ambiental e os valores da cultura de paz. É uma atividade para integração do Céu, da Terra e do Ser Humano, que propicia saúde e paz.

Coordenação: Suely Feldman Bassi.

Facilitação: Maria Cristina Leite.

As segundas e sextas-feiras, às 10h30. *Durante a reforma a atividade será realizada no Espaço Serraria – Av. República do Líbano, s/n – Portão 7.

 

·       Trilhas Urbanas nos Parques Municipais

Oferece a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Os parques contemplados com a trilha são: Parque Aclimação, Parque Alfredo Volpi, Parque Trianon, Parque Independência, Parque Jardim da Luz e Parque Piqueri.

Agendamento: equipetrilhasurbanas@gmail.com

 

ATIVIDADES DESCENTRALIZADAS

 

·         Apoio às Rodas Voluntárias de Dança Circular:

- Parque do Piqueri: Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé – (11) 2097-2213

Dia e horário: 1º domingo de cada mês, às 10h

 

- Parque Trianon: Rua Peixoto Gomide, 949 – Cerqueira César – (11) 3253-4973

Dia e horário: 3º domingo de cada mês, às 10h

 

- Parque Severo Gomes: Rua Pires de Oliveira, 356 – Granja Julieta – (11) 5687-4994

Dias e horários: Todos os sábados, às 10h

 

- Parque da Juventude: Av. Cruzeiro do Sul, 2500 – Carandiru – (11) 2251-2706

Dia e horário: Último domingo do mês, às 17h

 

- Parque da Água Branca: Av. Francisco Matarazzo. 455 – Água Branca – (11) 3865-4131

Dia e horário: Último domingo do mês, às 10h

 

- Parque da Luz: Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro – (11) 3227-3545

Dia e horário: Segundo domingo do mês, às 10h

 

- Parque Independência: Av. Nazareth, s/n – Ipiranga – (11) 2273-7250

Dia e horário: Segundo domingo do mês, às 15h

 

- Parque Burle Marx: Av. Dna. Helena Pereira de Morais, 200 – Vila Andrade – (11) 3746-7631

Dia e horário: Último domingo do mês, às 10h, no pergolado.

 

- Parque Casa Modernista: Rua Santa Cruz, 325 – Vila Mariana – (11) 5083-3232

Dia e horário: 06, 13, 20 e 27 de março das 11h às 12h30

 

·         Trilhas Urbanas nos Parques Municipais

Oferece a oportunidade de conhecer e interagir com importantes espaços públicos da cidade por meio de trilhas interpretativas realizadas nos parques Municipais. Recomendamos o uso de roupas e calçados confortáveis.

Informações: equipetrilhasurbanas@gmail.com

 

- Parque Independência – Av. Nazareth, s/n – Ipiranga – (11) 2273-7250

Dia e horário: 13/03 às 14h

Ponto de encontro: Administração do Parque

 

- Parque Jardim da Luz – Rua Ribeiro de Lima, 99 – Bom Retiro – (11) 3227-3545

Dia e horário: 07/03 às 14h

Ponto de encontro: Administração do Parque

 

- Parque Piqueri – Rua Tuiuti, 515 – Tatuapé - (11) 2097-2213

Dia e horário: 23/03 (sábado) às 14h

Ponto de encontro: Administração do parque

 

BIBLIOTECA – ESPAÇO SAPUCAIA

Importante: no período de reforma da UMAPAZ a Biblioteca Espaço Sapucaia não atenderá ao público. Voltaremos com o atendimento normal assim que a reforma terminar.

A biblioteca reúne mais de 3500 livros, com títulos voltados ao meio ambiente e cultura de paz, teses, trabalhos técnicos, periódicos, cd's, dvd's, vhs e fotografias, entre outros.

O acervo pode ser conhecido no site umapaz.phlnet.net

Informações: (11) 5083-1928 ou pelo e-mail: bibliotecaumapaz@prefeitura.sp.gov.br

ACONTECEU

 

·         06 de fevereiro: O DEA/UMAPAZ apresentou suas divisões e atividades para o Secretário do Verde e Meio Ambiente, Ricardo Teixeira, e a toda sua equipe técnica e de direção.

 

 

A UMAPAZ é um Departamento da Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente (SVMA) da Prefeitura do Município de São Paulo. Em funcionamento desde 2006, a UMAPAZ tem por objetivo o fomento e a facilitação da formação de pessoas para a convivência socioambiental sustentável e pacífica, transdisciplinaridade e interculturalidade, cultura de paz e não-violência e acesso universal à informação.

 

Divulgação Especial da Divisão de Formação da Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz – DEA/UMAPAZ/SVMA.

Redação e revisão do informativo mensal: Danilo Scudilio Maranho; Mayra Maris e Raquel Borges (estagiárias).

 


"Esta mensagem, incluindo seus anexos, é confidencial e seu conteúdo é restrito ao destinatário da mensagem. Caso você a tenha recebido por engano, queira, por favor, retorná-la ao destinatário e apagá-la de seus arquivos. É expressamente proibido o uso não autorizado, replicação ou disseminação da mesma. As opiniões contidas nesta mensagem e seus anexos não necessariamente refletem a opinião do órgão emissor".




--


Cida Medeiros
Terapeuta a Escuta do Ser.
Facilitadora das Constelações Sistêmicas 
Membro do Hellinger Sciencia
Self I-Dentity through Ho'oponopono 
Embaixadora da Paz
(011) 5539-0419    (Fixo)
(011) 9-9638-3190  (Vivo)
(011) 9-5359-5322  (Tim)

Web:
Constelação Familiar
Blog Cida Medeiros
Follow Twitter
Home Page
Curtam minha: Fan Page
Skipe: cidamedeiros

UNYK é: UFV 111

71427321893
71042

"Bem Vinda à rede que está a Serviço da Evolução da Consciência"